ALTA PRODUTIVIDADE NO PLANTIO DO TRIGO

ALTA PRODUTIVIDADE NO PLANTIO DO TRIGO

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de trigo, além de apresentar um alto consumo interno e um elevado índice de exportação.

Além disso, a cultura do trigo é considerada uma das mais rentáveis do mercado, sobretudo em razão da variedade de alimentos que possuem o cereal como matéria-prima.

Veja agora 7 passos essenciais para garantir a alta produtividade no plantio.

1 – CORREÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO

É preciso ficar atento às condições ideais do solo. Evite cultivo em solos compactados, mal drenados ou com temperaturas muito baixas. O ideal é optar pelo sistema de plantio direto, que proporciona uma boa estruturação física do solo, elevado índice de matéria orgânica e não é realizado a pratica de revolvimento do solo.

2 – COMBATE AS PLANTAS DANINHAS

Para garantir alta produtividade, o plantio deve ser realizado, sem a presença de ervas daninhas, já que estas podem ocasionar uma competição com o cereal.

Antes da semeadura, é recomendado realizar um planejamento para controle de ervas daninhas, identificando quais são os tipos mais comuns na sua lavoura, bem como os herbicidas que devem ser utilizados.

3 – ESCOLHA DAS SEMENTES E SEMEADURA

Sempre prefira sementes resistente e de qualidade, adquiridas com produtores certificados ou que tenham obtido alta produtividade em suas lavouras. Em relação à semeadura, observe as recomendações técnicas de cada cultivo. De maneira geral, as indicações de plantio para trigo na linha são:

– Espaçamento entre linhas de 17 a 20 cm;

– Densidade média de 200 a 400 sementes por m2;

– Profundidade de semeadura de 2 a 5 cm.

4 – CONDIÇÕES IDEAIS PARA O PLANTIO

O trigo é uma cultura que necessita de umidade do ar elevada e temperaturas mais amenas. Altas produtividades, geralmente, são obtidas com umidade ideal de 70% e temperaturas que variam entre 15ºC e 20ºC. temperaturas acima de 26ºC podem comprometer a qualidade e produtividade do cereal.

5 – ÉPOCA DE PLANTIO

É um fator determinante para que a plantação de trigo possa encontrar as melhores condições climáticas para seu desenvolvimento. No cerrado, a melhor época para plantio do trigo é de janeiro a fevereiro, já o trigo irrigado dever ser plantado entre abril e maio. No Sul, o plantio de trigo deve acontecer entre os meses de maio e julho. Para garantir maior assertividade, lembre-se sempre de consultar o calendário agrícola da sua região.

6 – CUIDADOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRIGO

Na falta de chuvas regulares, considere utilizar a irrigação mecânica e controlada para garantir o desenvolvimento da cultura desde a germinação até a maturação. Além disso, dê maior atenção à fase inicial, já que neste período a cultura está mais sujeita ao aparecimento de pragas, que pode acontecer de 30 a 45 dias após a emergência das plantas.

7 – COLHEITA DO CEREAL

Geralmente o trigo está pronto para ser colhido cerca de 110 a 120 dias após o plantio. Ele deve ser armazenado em silos de acordo com sua classe comercial e tipo ou produto final a que será destinado.

Durante o armazenamento, é importante manter o cereal livre de alta umidade e protegido de altas temperaturas.

Fonte: www.terradecultivo.com.br

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *