FITOTOXICIDADE NA CULTURA DA SOJA

FITOTOXICIDADE NA CULTURA DA SOJA

O que é e como reduzir?

A fitotoxicidade é a capacidade que alguns agentes abióticos têm de causarem danos na parte aérea da planta, podendo induzir também respostas fisiológicas e/ou bioquímicas.

Estes produtos abióticos podem ser, por exemplo, defensivos (herbicidas, fungicidas, inseticidas), misturas de tanque perigosas, nutrientes foliares, ou estresses climáticos.

Como reduzir:

  • Escolha os produtos mais adequados para cada aplicação: Escolha os com menores riscos de fitotoxicidade e considere a formulação onde, geralmente, concentrados emulsionáveis tendem a ser mais fitotóxicos que pó-molhaveis e suspensões concentradas.
  • Evite misturas de tanque perigosas: A combinação de produtos mais agressivos, e/ou associados a adjuvantes, adubos foliares, micronutrientes, indutores, entre outros, podem potencializar o efeito de fitotoxicidade.
  • Associação com produto à base de mancozeb no caso de fungicidas: É uma estratégia que têm se mostrado interessante e com bons resultados, os principais benefícios são: Redução do estresse oxidativo, efeito multissítio e melhora do espectro de controle de doenças, efeito verde, e incremento produtivo.
  • Evitar aplicações em condições de estresse hídrico excessivo: Busque realizar as aplicações em momentos onde a planta apresente-se bem hidratada, e com melhor capacidade de metabolização do produto.
  • Realize as aplicações em condições meteorológicas adequadas: Até no máximo 30ºC e umidade relativa superior a 55%, e neste caso, em algumas situações, aplicações noturnas podem se tornar uma estratégia viável, com algumas considerações.
  • Evite volumes de calda muito baixos e pH de calda inadequados para os produtos utilizados.

Precisando repor peças para seu pulverizador?

Fale com a gente, somos especialistas na fabricação de peças similares para seu equipamento agrícola.

(44) 3244-3931 / (44) 99176-1615

Plastijet Indústria, desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *