MANÔMETRO AGRÍCOLA

MANÔMETRO AGRÍCOLA

O que é e para que serve?

É a ferramenta utilizada para medir a pressão dentro de um sistema de pulverização. Ele informa a real pressão de trabalho no momento da aplicação. Por meio dela, é possível identificar a vazão e o diâmetro da gota.

COMO USAR O MANÔMETRO NA PULVERIZAÇÃO?

Deve-se considerar os seguintes parâmetros:

Unidade de medida

De maneira geral, o manômetro possui duas unidades de medida: Bar Lbf/pol². Um Bar equivale a 14,5 Lbf/pol².

Escala

Cada aplicação sugere um limite de pressão. Por exemplo: os pulverizadores utilizados em culturas perenes, como o café, possuem manômetros com maior escala de leitura, normalmente superiores a 150 Lbf/pol². Os pulverizadores de barra, por outro lado, usam manômetros com menor escala de leitura, não maiores que 200 Lbf/pol² e podem utilizar bicos que necessitem de pressão abaixo de 150 Lbf/pol².

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MANÔMETRO?

Manômetros padrão

Esse é o mais utilizado e é montado em bombas hidráulicas ou pneumáticas (fluido ou gás). É usado para manômetros submetidos à calibração. Por isso, necessitam ter alta precisão, pois servem de padrão para calibrar modelos industriais.

Manômetros do tipo coluna líquida em U

A medição aqui parte do princípio de que a pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a força de atração da gravidade. A base de medição será o comprimento da coluna líquida de água ou mercúrio. Os parâmetros adotados para garantir maior precisão na medição são:

  • Expansão do líquido dentro de uma escala graduada;
  • Valor preciso da aceleração da gravidade local;
  • Não verticalidade do tubo;
  • Dificuldade de leitura do menisco do fluido gerado pela capilaridade;
  • Densidade do líquido.

Manômetro do tipo peso morto

O mecanismo utilizado no manômetro peso morto é a relação entre um peso de massa conhecida em uma área determinada e a ação da pressão sobre ele. Assim, a pressão é calculada com base na força que ela incide sobre o peso.

Manômetro tipo Tubo Bourdon

Esse é um dos tipos de ferramentas de pressão de medição mecânica mais utilizados. É utilizado um tubo flexível curvado em forma de C, tendo uma seção transversal oval que se altera quando há pressão em seu interior, movendo as engrenagens do indicador.

Manômetro tipo fole

Nesse tipo, o dispositivo tem rugas que se expandem e se contraem conforme o nível de pressão aplicado.

COMO CUIDAR DO MANÔMETRO?

  • Sempre utilize uma chave adequada, nunca aperte o manômetro com a mão! Essa prática pode comprometer o dispositivo interno responsável pelas informações que aparecem no visor e causar imprecisão nas indicações sobre a pressão.
  • Durante o trabalho, o registro deve estar fechado e sem pressão retida. Esse procedimento aumenta a vida útil do manômetro, pois evita que ele absorva variações bruscas de pressão comprometendo, assim, os dispositivos internos.

Precisando repor peças para seu pulverizador?

Fale com a gente, somos especialistas na fabricação de peças similares para seu equipamento agrícola.

(44) 3244-3931 / (44) 99176-1615

Plastijet Indústria, desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *