COMO FAZER O MANEJO DE ÁCARO-RAJADO NA LAVOURA

COMO FAZER O MANEJO DE ÁCARO-RAJADO NA LAVOURA

Ele é capaz de atacar cerca de 150 plantas cultiváveis, como soja, milho e morango. Caso a praga não seja controlada, a produtividade da lavoura pode ser seriamente afetada.

Por isso, é fundamental que o agricultor saiba como monitorar, identificar, controlar e prevenir a ocorrência dessa praga.

Vale lembrar que o desenvolvimento dessa espécie é favorecido em regiões mais quentes, com temperaturas em torno de 25ºC, e baixa umidade. Nessas condições, o ciclo de vida é reduzido, permitindo que o ácaro se desenvolva em até 7 dias.

Para acabar com ele é preciso observar os passos abaixo:

Monitoramento da Lavoura:

É fundamental não só para conter os danos causados por ácaros, mas também impedir a disseminação de lagartas, besouros, entre outras pragas. Afinal, monitorando a plantação de forma contínua e frequente, o agricultor consegue identificar a presença de pragas com antecedência.

No caso do ácaro, especificamente, o controle da praga exige o monitoramento de todo o ciclo da cultura. Lembrando que no início das infestações, os ácaros ocorrem em reboleiras ou em algumas partes das lavouras.

Vale reforçar que somente a partir desse monitoramento e do diagnóstico correto da praga, é possível implementar a estratégia certa de controle.

A partir de então, basta escolher a melhor forma de controle, biológico ou químico, e qual é o momento e a quantidade ideal de aplicação.

Controle biológico:

Fazer o controle dessa espécie de ácaro é um grande desafio, já que ele é resistente a vários acaricidas. Por isso, a adoção do controle biológico da praga tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada.

Para aplicar esse método de controle, é necessário inserir algum predador do ácaro na cultura atacada.

Mesmo assim, o controle biológico pode ser utilizado como estratégia principal ou complementar para reduzir o desenvolvimento populacional do ácaro-rajado.

Controle químico:

Apesar da resistência de algumas populações aos componentes químicos de vários acaricidas, estratégias de controle químico ainda são muito utilizadas. Isso ocorre porque ainda é possível encontrar inseticidas desenvolvidos especialmente para o combate dessa praga.

Nesse caso, para conseguir resultados eficientes de controle, é fundamental escolher o produto correto para esse ácaro e aplicá-lo na dose certa e no momento adequado, conforme indicação do fabricante.

Um dos componentes químicos indicados para a realização desse controle é o espiromesifeno, princípio ativo do defensivo Oberon, que pode ser aplicado em diversas culturas atacadas por populações de ácaro-rajado.

Fonte: www.agro.bayer.com.br

Conte com a equipe Plastijet para aumentar a produtividade da sua safra.
Plastijet Indústria, sua parceira no agro desde 2007.

(44) 3244-3931 / (44) 99176-1615

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *