QUAL O MELHOR TIPO DE ADUBO PARA O SOLO?

QUAL O MELHOR TIPO DE ADUBO PARA O SOLO?

Adubar o solo é algo necessário principalmente quando se trata de um país onde há grande necessidade de produzir mais e melhor.

Em terras onde é necessário manter a produção durante o ano todo e não há a possibilidade de manter materiais orgânicos que conservam os nutrientes do solo a reposição desses nutrientes é necessária para manter a produtividade.

No mercado temos produtos orgânicos e inorgânicos para complementar ou repor os nutrientes que o solo perde em cada colheita.

Importância da análise do solo

Antes de se pensar em qual adubo é melhor para cada solo, é importante fazer uma análise de quais nutrientes estão faltando ou precisam de complemento neste solo, assim podemos garantir que ao invés de colaborar não acabe prejudicando a produção.

Para o crescimento das plantas é essencial que o solo tenha elementos como: enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio. Com a retirada desses nutrientes pelas plantas o solo fica pobre e com o tempo inviável para o plantio, por isso a adubação precisa ser feita antes que isso aconteça e a recuperação desse solo se torne inviável.

Tipos de adubo:

Orgânicos: É composto como o nome já diz de materiais orgânicos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Os restos de materiais são reunidos e após um processo natural de fermentação e maturação feito por microrganismos que também colaboram para a saúde do solo, este material é usado para trazer os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.

Vale ressaltar que o uso desses produtos fomenta o mercado de materiais sustentáveis e retira lixo orgânico do meio ambiente tornando esse lixo em algo útil e produtivo.

O aspecto que pode ser dito como negativo é que a absorção dos nutrientes pelo solo acaba sendo mais demorada e assim considerada inviável para os grandes produtores.

Inorgânicos: São compostos extraídos da extração mineral ou do refino do petróleo, e por já serem produzidos de maneira que acelere a absorção seu resultado é muito mais rápido e diferente dos orgânicos é possível saber exatamente qual a sua composição e dosagem.

O risco desses produtos é que se usados de maneira incorreta podem causar um desastre ambiental tornando o solo improdutivo e poluindo não apenas o solo como rios e lençóis freáticos.

A definição de qual usar precisa ser feita com cuidado e com o acompanhamento de um profissional que possa fazer um planejamento e análise do solo além de calcular qual a melhor dosagem no caso do uso de material inorgânico.

Este é apenas um aspecto dos vários que precisam ser analisados para otimizar a produtividade da lavoura.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *