AGRICULTURA IRRIGADA

AGRICULTURA IRRIGADA

Num país de dimensão continental é natural que as regiões sofram com problemas diferentes. No Nordeste por exemplo a falta de chuva é um grave fator para que a produtividade seja baixa, isso quando existe produção, pois há regiões onde não é possível produzir nada pois o solo é extremamente seco e com isso a perda de nutrientes é evidente.

Chamamos de Agricultura Irrigada a prática agrícola que pode oferecer parcial ou totalmente a necessidade de água da lavoura através de intervenção humana através de equipamentos próprios.

Por isso, uma solução a se considerar é o uso de irrigação para que as lavouras possam produzir. Claro que é necessário que se tenha uma fonte de água próxima.

Levando em consideração as mudanças climáticas dos últimos anos podemos inclusive considerar esta possibilidade para todas as regiões brasileiras.

Conheça aqui alguns tipos de irrigação possíveis:

Irrigação por superfície: Consiste na distribuição da água diretamente no solo. Pode ser feita em áreas planas como em áreas com declive.

Irrigação por aspersão: A água é aplicada em jatos que geram gotículas imitando a chuva.

Irrigação Localizada: O equipamento aplica a água com um fluxo baixo diretamente na raiz da planta, pode ser feita por gotejamento ou microaspersores evitando que a água escorra.

Subirrigação: A aplicação é feita abaixo da superfície do solo, diretamente nas raízes da planta.

Irrigação por autopropelidos: Feita através de uma plataforma móvel que se desloca e pode girar no próprio eixo levando canhões hidráulicos que fazem um jato de médio ou grande alcance.

Legislação Própria

É importante dizer que no Brasil é necessário antes de fazer a instalação de qualquer tipo de sistema a autorização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e que existe uma legislação específica para esta prática, trata-se da Lei nº 12.787/2013, que instituiu a Política Nacional de Irrigação.

Atenção

A decisão de qual tipo de manejo deve ser usado é tomada a partir de estudos que mostram: tipo de solo, localização do lençol freático, necessidades da lavoura, quais os produtos aplicados nesta cultura, etc.

Isso porque feita sem preparo, a irrigação pode causar erosão, perda de nutrientes do solo, contaminação do lençol freático entre outros problemas.

Então antes de investir busque profissionais que possam fazer todas as análises necessárias e garanta uma produção lucrativa e sustentável.

PLASTIJET – Desde 2007 a sua parceira no Agro.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *