AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO

AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO

O efeito estufa que ocorre quando a radiação do sol passa pela atmosfera, aquecendo a terra e reflete este calor que é bloqueado pelos gases que estão na atmosfera, o aumento desses gases, entre eles o carbono, aquece ainda mais a superfície terrestre,

O agro brasileiro é responsável por 30% das emissões de gases que causam efeito estufa em território nacional e 7% a nível global (dados de 2019).

Por conta disso o governo criou o Plano ABC que tem como objetivo mitigar a emissão de carbono na agricultura.

O Plano ABC foi estruturado em sete Programas:

1) Recuperação de Pastagens Degradadas;

2) Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);

3) Sistema Plantio Direto (SPD);

4) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN);

5) Florestas Plantadas;

6) Tratamento de Dejetos Animais; e,

7) Adaptação a Mudanças Climáticas.

Em cada programa é proposta a adoção de uma série de ações, como por exemplo, fortalecimento da assistência técnica, capacitação e informação, estratégias de transferência de tecnologia, dias-de-campo, palestras, seminários, workshops, implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), campanhas de divulgação e chamadas públicas para contratação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Diante da importância e a dimensão que o Plano ABC tomou, observou-se a necessidade de detalhamento e modificações dos compromissos originais da agricultura, firmados na COP-15, que passaram a ser compostos por meio da adoção das seguintes ações:

1. Recuperar uma área de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação;

2. Aumentar a adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 4 milhões de hectares;

3. Ampliar a utilização do Sistema Plantio Direto (SPD) em 8 milhões de hectares;

4. Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN): ampliar o uso da fixação biológica em 5,5 milhões de hectares;

5. Promover as ações de reflorestamento no país1, expandindo a área com Florestas Plantadas, atualmente, destinada à produção de fibras, madeira e celulose em 3,0 milhões de hectares, passando de 6,0 milhões de hectares para 9,0 milhões de hectares.

6. Ampliar o uso de tecnologias para tratamento de 4,4 milhões de m3 de dejetos de animais para geração de energia e produção de composto orgânico.

O governo oferece linhas de crédito e outras vantagens para produtores que se adequem a algumas das diversas linhas do plano. Entre 2010 e 2018, o plano reduziu a emissão de gases em 105% da meta estabelecida.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *