COMPACTAÇÃO DO SOLO

COMPACTAÇÃO DO SOLO

Se tem uma coisa que o agricultor precisa se preocupar é em fazer o manejo correto do solo. Isso porque a degradação natural pode prejudicar muito a produtividade.

Um dos principais cuidados é com a densidade do solo, esta quando muito alta pode gerar o processo de compactação que é um dos mais agressivos e que pode trazer prejuízos ao produtor.

A falta de porosidade para o desenvolvimento da planta reduz significativamente a produção, pois dificulta o crescimento já que os nutrientes, água e oxigênio não conseguem chegar na quantidade adequada as raízes.

Esse processo torna o solo impermeável e faz com que consequências como baixo desenvolvimento, baixa produção, enxurradas, solo seco e possíveis doenças se tornem um pesadelo constante na vida do produtor.

Um dos motivos para que isso aconteça é o trafego de maquinários na lavoura. O seu peso exerce uma pressão grande sob o solo e faz com que este seja compactado e traga tantos problemas.

É necessário que o manejo do solo seja feito corretamente e se atente a esse tráfego de maquinários, outro possível problema são animais de grande porte que permanecem ou passam pela mesma área muitas vezes.

Para evitar este tipo de problema, uma das técnicas mais indicadas é a rotação de culturas, que traz muitos benefícios ao produtor como a conservação, melhoria e manutenção da fertilidade do solo, diminuição das pragas, aumenta a matéria orgânica e estruturação do solo.

Outras práticas como a subsolagem, gestão de resíduos e o plantio direto também podem ajudar a evitar este processo que pode ser tão oneroso para o agricultor.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *