Conheça os 5 principais tipos de agricultura

Conheça os 5 principais tipos de agricultura

O Brasil é um dos maiores países quando se fala em produção agrícola, e esse setor é o responsável pelo abastecimento de alimentos e matéria-prima para indústrias, tanto para o mercado interno quanto para o externo.

Apesar dos diferentes tipos de agricultura que existem e suas características próprias, as atividades agrícolas como um todo tem grande importância. Isso porque ela é um dos pilares da economia brasileira. 

Saiba quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

1. Agricultura tradicional

Ela é conhecida por aplicar técnicas básicas de produção, ou seja, o investimento no uso de mecanização e tecnologia nos processos de plantio e colheita são baixos.

Esse modelo tem como uma de suas características a baixa produtividade e, consequentemente, menor lucro para os produtores. Por isso, geralmente, ele é mais usado em pequenas propriedades e os produtos são destinados para subsistência dos agricultores ou para o abastecimento do mercado local de uma região. 

 2. Agricultura moderna

A agricultura moderna ou comercial, como também é conhecida, é um dos tipos de agricultura voltado para o alto investimento no uso de tecnologias e inovação no campo. 

As produções agrícolas desse tipo são feitas em grande escala por agricultores que têm propriedades maiores. Além disso, esse modelo permite o alcance de melhores resultados em relação à produtividade das culturas do local.

Aqui, são utilizadas técnicas modernas de cultivo, uso de fertilizantes químicos para melhorar o desenvolvimento do solo e crescimento saudável das plantas, além de máquinas e ferramentas tecnológicas. 

Um exemplo disso é a agricultura de precisão, um sistema que coleta e analisa dados das áreas rurais com o objetivo de otimizar a gestão da produção.

3. Agricultura familiar

A agricultura familiar, assim como o nome diz, é um sistema de produção agrícola desenvolvido por famílias em pequenas propriedades rurais. Além de ter como objetivo a subsistência dessas pessoas, esse modelo também é utilizado para abastecimento do mercado interno de alimentos no Brasil.

De acordo com dados do Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 77% das propriedades agrícolas utilizam esse sistema de agricultura.

Além disso, ele conta com políticas públicas e incentivos de programas governamentais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento desse modelo de agricultura tão importante para o país.

4. Agricultura patronal

Mais um dos tipos de agricultura é a patronal ou empresarial, como também é conhecida. Esse tipo de produção é direcionado para o mercado interno e também para a exportação. Por isso, o investimento em fatores que contribuem para garantir uma gestão adequada e, principalmente, produtividade, são altos.

Alguns exemplos são:

  • Contratação de mão de obra qualificada;
  • Uso de técnicas, tecnologias e insumos focados na rentabilidade da produção;
  • Infraestrutura de produção, transporte e armazenamento de alta qualidade.

Esse modelo é mais utilizado em médias e grandes propriedades.

5. Agricultura orgânica

A agricultura orgânica é voltada para uma produção focada na parte de sustentabilidade ambiental — embora outros tipos de agriculturas também possam promover a sustentabilidade ambiental.

Esse modelo usa tecnologias apropriadas de acordo com a realidade do local, levando em consideração o solo, clima, topografia e, principalmente, a biodiversidade. 

Além disso, uma de suas características é a baixa produtividade quando comparada aos outros modelos de agricultura.

Plastijet – A força do Agro desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *