Citricultura: como ter mais produtividade em sua lavoura?

Citricultura: como ter mais produtividade em sua lavoura?

A citricultura representa um importante pilar para a agricultura brasileira. O Brasil, por ser um país tropical, oferece boas condições climáticas para o desenvolvimento de culturas cítricas, o que contribui para estimular sua produção em território nacional.

O cenário da citricultura no Brasil

A citricultura brasileira é considerada bastante forte e de grande importância para a economia. O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas e o segundo maior produtor mundial de limão ‘Tahiti’.

Segundo a Embrapa,  35% da produção mundial de laranja vem do Brasil e 4 de cada 5 copos de suco da fruta consumidos no planeta foram produzidos em nosso país.

A área destinada à citricultura no Brasil corresponde a cerca de 1 milhão de hectares, sendo que a produção de frutas supera 19 milhões de toneladas anuais. A maior concentração da produção de citros está no estado de São Paulo, sobretudo no interior, e no triângulo e sudoeste mineiro.

7 boas práticas para o cultivo da citricultura:

1. Cuidado com o solo

Solos profundos e permeáveis, com boa fertilidade e pH entre 5 e 6 são ideais para o desenvolvimento das árvores e produção de frutos. Por outro lado, solos argilosos, encharcados, arenosos, e pouco profundos são desfavoráveis, afetando o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produtividade da lavoura.

2. Faça o plantio adequado

Em geral, as covas para o plantio devem possuir 40 cm de profundidade e 40 cm de largura. As mudas podem ser plantadas alinhadas, com espaçamento de cerca de 6 a 7 m entre linhas (ou ruas) por 3 a 5 m na linha. Os espaçamentos maiores são recomendados para plantas de grande porte, como o limão, e outras variedades vigorosas. O plantio deve ser realizado no início da estação chuvosa, de preferência em dias nublados.

3. Realize o trato cultural

Nos primeiros dois anos, após o plantio das mudas, ocorrem brotações abaixo da bifurcação da copa e na região do porta-enxerto. Estas devem ser eliminadas manualmente assim que aparecerem. Além disso, os ramos mortos ou doentes e mal dispostos nas árvores adultas também devem ser removidos.

4. Controle matos e ervas daninhas

O controle do mato deve ser feito com o uso de herbicidas e roçadeiras, visando reduzir a competição entre espécies pelo uso da água e de nutrientes, e os possíveis prejuízos à produção de frutos, aumentar os nichos de ocorrência de inimigos naturais de pragas e doenças e melhorar a conservação do solo. 

5. Faça o manejo adequado de doenças

A citricultura pode ser atacada por diversas doenças e, por isso, amostragens ou inspeções periódicas devem ser efetuadas nas plantas para detecção de qualquer praga no início de seu ataque.

6. Cuidado com a colheita

A colheita sempre deve ser feita manualmente. Vale lembrar que a evolução da maturação das frutas cítricas para após a colheita. Por isso, é conveniente esperar até que elas estejam maduras, para a colheita, quando os frutos tendem a ser mais doces e menos ácidos. 

7. Utilize fertilizantes de alta qualidade

Os fertilizantes desempenham um importante papel para construir uma estrutura de árvores que possa suportar alta carga de frutos, bem como garantir seu máximo potencial produtivo. A adubação deve ser feita, preferencialmente, durante a primavera e o verão. As doses variam bastante com a idade das plantas e a produção de frutos, bem como as formulações encontradas no comércio.

Fonte: www.terradecultivo.com.br

Plastijet – A força do Agro desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *