Fertirrigação: como funciona e quais os benefícios para a lavoura?

Fertirrigação: como funciona e quais os benefícios para a lavoura?

A fertirrigação é uma técnica de adubar a lavoura por meio da irrigação, ou seja, ocorre a rega das plantas a partir de uma técnica controlada, oferecendo água na quantidade ideal, no momento certo e no local apropriado para garantir mais produtividade e qualidade à lavoura. 

A diferença é que, além de água, a fertirrigação também transporta os fertilizantes que serão usados na lavoura. Para isso, pode-se utilizar fertilizantes líquidos ou sólidos diluídos em água.

A fertirrigação pode ser utilizada em qualquer tipo de solo. O único ponto que deve ser observado é o balanceamento do pH. Esse cuidado é necessário para que não seja feita uma diluição muito concentrada, o que poderia prejudicar o solo.

Quais os benefícios da fertirrigação?

A fertirrigação é capaz de oferecer importantes benefícios para a lavoura, conheça os principais:

Melhora o aproveitamento de nutrientes

A solução utilizada na fertirrigação permite que os fertilizantes penetrem no solo de maneira uniforme e gradual, abrangendo todo o sistema radicular da planta. Como resultado, a absorção e o aproveitamento dos nutrientes ocorrem de forma mais rápida e eficiente. 

Reduz de perdas por lixiviação

Isso porque os fertilizantes penetram no solo com maior eficácia e não ficam restritos às camadas superficiais do solo, o que aumenta o risco de lixiviação.

Evita a compactação do solo

Os solos compactados apresentam fertilidade reduzida, menor capacidade de infiltração de água, limitação ao desenvolvimento de raízes, dentre outras características prejudiciais.

Como a fertirrigação é feita pelo processo de rega, é possível eliminar a necessidade de mão de obra e maquinários pesados para a adubação. Isso ajuda a contribuir com a conservação do solo e preservar sua capacidade produtiva.

Diminui custos operacionais

Em comparação com a aplicação convencional, a fertirrigação pode garantir uma maior economia ao produtor. O investimento para a implementação do sistema pode até ser significativo, mas é compensado pela economia com a mão de obra, maquinário e com os próprios fertilizantes. Caso já exista um sistema de irrigação previamente instalado, o investimento será consideravelmente menor.

Fonte: www.terradecultivo.com.br

Plastijet – A força do Agro desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *