COMO ESCOLHER UM BOM FIAGRO PARA INVESTIR?

COMO ESCOLHER UM BOM FIAGRO PARA INVESTIR?

Os Fiagros ganharam rápida adesão por parte dos investidores brasileiros, embora sejam um produto financeiro relativamente novo no mercado.

Tornaram-se um veículo acessível para que os investidores pudessem se expor ao agronegócio, um setor de grande relevância para a economia brasileira.

Apesar de serem uma novidade, os Fiagros têm várias semelhanças com os Fundos Imobiliários, produtos que já são velhos conhecidos do investidor brasileiro – hoje são 1,5 milhão de brasileiros investindo em FIIs. Em comum, vale destacar que tanto FII quanto Fiagros têm isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas na distribuição dos rendimentos. Outra semelhança é que as cotas dos Fiagros são negociadas em bolsa, assim como os FIIs.

No processo de como escolher Fiagros, os 5 principais critérios a serem observados são:

  • Concentração e perfil dos devedores: Todos os Fiagros são jovens, e estão começando a montar seus portfólios de ativos investidos. Por isso, ainda é comum encontrar Fiagros com carteiras muito concentradas, com poucos ativos.

Uma das medidas é acompanhar de perto os devedores, possuir uma estrutura robusta de garantias e executar de forma completa e profunda uma diligência do devedor e dos ativos, para evitar riscos de recuperação judicial ou outros tipos de problemas. Além disso, os fundos devem ampliar a diversificação da carteira ao longo do tempo.

  • Potencial de rentabilidade: Os Fiagros que investem em papel (CRAs) têm suas receitas baseadas na remuneração dessas dívidas, que rendem um indexador (CDI, por exemplo) mais uma taxa fixa. Estes indexadores podem oscilar, principalmente nos cenários atuais de turbulência de mercado, e impactam diretamente nos rendimentos.
  • Características dos ativos: O cenário econômico pode ser menos favorável aos Fiagros de papel quando os juros e a inflação estiverem mais baixas. Nesse caso, é preciso observar as características próprias de cada um deles de modo filtrar os que oferecem uma maior relação de risco e retorno.

Um desses pontos é a diversificação de cultura ao qual o Fiagro está exposto, que pode ser, por exemplo, soja, indústria sucroalcooleira e milho. Assim, é possível verificar os períodos em que é mais provável existir algo que afete a safra e consequentemente o devedor do fundo.

  • Expertise da gestão no setor do agronegócio: Um dos pontos mais importantes para escolher um bom Fiagro é observar a expertise do time de gestão daquele fundo no segmento do agronegócio, já que isso auxilia no momento de escolher bons ativos.
  • Periodicidade dos rendimentos: O lucro dos Fiagros é distribuído em regime anual. Fica a critério da gestão definir se a distribuição será feita mensalmente ou em outra frequência. Diferente dos FIIs, que ganham com aluguel, os Fiagros têm ganhos sazonais por causa das safras, e por isso a legislação dá mais flexibilidade para os Fiagros pagarem os dividendos.

Mas, antes de escolher um Fiagro para investir, é importante saber quais são as opções existentes:

  • Fiagro FII: embora tenha particularidades próprias, é o que mais se assemelha de fato aos fundos imobiliários; são voltados ao público em geral.
  • Fiagro FIDIC: tem como principal objetivo investir em direitos creditórios da agroindústria. São voltados para investidores qualificados.
  • Fiagro FIP: tem como intuito investir em fundos de investimento em participações. Também são voltados para investidores qualificados.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *