OS BENEFÍCIOS DA BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA

OS BENEFÍCIOS DA BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA

A biotecnologia na agricultura leva mais eficiência e segurança para a lavoura.

Visando aumentar a produtividade, o uso dessas tecnologias no meio agrícola colabora para melhorar a qualidade das plantas e aumentar o valor nutritivo dos alimentos. Além disso, cria espécies mais resistentes a agrotóxicos e pragas. Ela também desenvolve tipos adaptáveis às diferentes variedades de clima e solo.

As culturas transgênicas constituem hoje os principais produtos biotecnológicos disponíveis no setor agrícola, com destaque para a soja, o milho e o algodão resistentes a diferentes herbicidas e insetos.

Transgênico, conforme o próprio nome indica, é um organismo vivo (planta ou animal) cujo DNA foi modificado pela inserção de um ou mais genes estranhos à sua espécie.

Os produtos transgênicos comercializados em nível mundial são seguros, pois só são liberados no ambiente após a realização de rigorosos testes em laboratório e a campo e supervisionados por comissões oficiais criadas especialmente para cuidar dessa segurança.

No Brasil, quem supervisiona o desenvolvimento dos transgênicos é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que, para garantir a segurança dos produtos modificados geneticamente, rege-se por uma das legislações mais rigorosas e restritivas do mundo.

A produtividade da soja aumentou consistentemente no correr das últimas décadas, o que contribuiu para ganhos em produção sem a necessidade de demandas por mais áreas de cultivo e, desse modo, evitando a pressão por mais desmatamentos. Este aumento foi apoiado, em parte, pela redução da concorrência das plantas daninhas com lavouras de soja resistentes a herbicidas, em especial, o glifosato.

A Revolução Verde do Século XX impulsionou a produção de alimentos com uso intensivo de insumos – fertilizantes e agrotóxicos, em especial. Com essas ferramentas a produção de alimentos cresceu.

Agora, os pesquisadores precisam encontrar novas maneiras de avançar, incluindo o uso de modificações genéticas, via transgenia ou edição gênica, para alcançar novos patamares de produtividade.

Plastijet – Desde 2007 junto com o Agro e junto com você!

Fonte: canalrural.com.br

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *