COMO OS FERTILIZANTES ORGÂNICOS CONTRIBUEM PARA A SUSTENTABILIDADE?

COMO OS FERTILIZANTES ORGÂNICOS CONTRIBUEM PARA A SUSTENTABILIDADE?

Os fertilizantes orgânicos não apenas aumentam a produtividade agrícola e reduzem o custo de insumos, mas também fornecem uma oportunidade de reciclar os resíduos não utilizados, resíduos de culturas e plantas para reduzir a poluição do solo, da água e do meio ambiente.

Com isso, tornam-se grandes aliados da sustentabilidade. Entenda melhor como eles podem contribuir com essa prática:

Sustentabilidade a longo prazo

Muitas mudanças observadas no meio ambiente são de longo prazo, ocorrendo lentamente ao longo do tempo. A agricultura orgânica considera o efeito de médio e longo prazo das intervenções agrícolas no agroecossistema. Seu objetivo é produzir alimentos enquanto estabelece um equilíbrio ecológico para prevenir a fertilidade do solo ou problemas de pragas. A agricultura orgânica adota uma abordagem proativa em oposição a tratar os problemas depois que eles surgem.

Construção do solo

Práticas de construção do solo, como rotação de culturas, cultivo intercalar, associações simbióticas, culturas de cobertura, fertilizantes orgânicos e cultivo mínimo são fundamentais para as práticas orgânicas. Isso estimula a fauna e a flora do solo, melhorando a formação e a estrutura do solo e criando sistemas mais estáveis. Por sua vez, a ciclagem de nutrientes e energia é aumentada e as habilidades retentivas do solo para nutrientes e água são aprimoradas, compensando o não uso de fertilizantes minerais. Essas técnicas de manejo também desempenham um papel importante no controle da erosão do solo.

Economia e preservação da água

Em muitas áreas agrícolas, a poluição dos cursos d’água subterrâneos com fertilizantes sintéticos e pesticidas é um grande problema. Como seu uso é reduzido com o uso de fertilizantes orgânicos, é possível melhorar a estrutura do solo e a infiltração da água. Sistemas orgânicos bem gerenciados com melhores habilidades de retenção de nutrientes reduzem muito o risco de poluição das águas subterrâneas. Em algumas áreas onde a poluição é um problema real, a conversão para a agricultura orgânica é altamente encorajada como uma medida restauradora (por exemplo, pelos governos da França e da Alemanha).

Retenção de carbono orgânico

Os fertilizantes orgânicos contribuem para mitigar o efeito estufa e o aquecimento global por meio de sua capacidade de sequestrar o carbono do solo. Muitas práticas de manejo utilizadas pela agricultura orgânica aumentam o retorno de carbono ao solo, aumentando a produtividade e favorecendo o armazenamento de carbono. Quanto mais carbono orgânico é retido no solo, maior é o potencial de mitigação da agricultura contra as mudanças climáticas.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *