A FORÇA DO SUL NO TRIGO BRASILEIRO.

A FORÇA DO SUL NO TRIGO BRASILEIRO.

A Embrapa tem pesquisas para ampliar a produção do grão no cerrado do Brasil Central.

Hoje, os estados da região Sul respondem por grande parte do trigo colhido no País.

Juntos, responderão na safra atual por 8,5 milhões de toneladas, dessas 4,6 milhões colhidas no Rio Grande do Sul, 3,5 milhões no Paraná e 431 mil toneladas em Santa Catarina.

A área plantada no Rio Grande do Sul será de 1,45 milhão de hectares, no Paraná de 1,35 milhão e em Santa Catarina de 140,5 mil hectares.

A produtividade média nos três estados do Sul é superior a 3 mil quilos por hectare. No Oeste do Paraná, a produtividade já chega a 3,9 mil quilos por hectare.

O potencial de crescimento de áreas com cultivos de trigo no Paraná e a expectativa de bons preços são oportunidades aos produtores rurais do Estado.

A expectativa é que o Brasil se torne autossuficiente na produção do grão dentro dos próximos dez anos e, para isso, conta com a contribuição da expansão do cultivo no cerrado do Brasil Central. “Temos área, temos tecnologia, temos variedades, produtores qualificados na região do cerrado do Brasil Central. Então, acreditamos que a autossuficiência em trigo no Brasil passa pela região do Cerrado. Acreditamos que em cinco, dez anos o país consiga ser autossuficiente em trigo”, disse o pesquisador da Embrapa Cerrados, Julio Albrecht.

Segundo ele, a média de produtividade de trigo no Brasil é de 3 toneladas por hectare, enquanto a do trigo irrigado no Brasil Central é de 6 toneladas por hectare. “Veja o potencial que temos aqui para um trigo de excelente produtividade”, ressaltou o pesquisador da Embrapa.

O pesquisador ainda cita como estados com potencial de aumento da produção o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Minas Gerais e uma pequena área de São Paulo, que é considerada região de cerrado.

Fonte: www.gov.br

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *