A FRUTICULTURA BRASILEIRA, QUEM SÃO OS MAIORES PRODUTORES.

A FRUTICULTURA BRASILEIRA, QUEM SÃO OS MAIORES PRODUTORES.

A produção brasileira de frutas ultrapassa as 41 milhões de toneladas, são mais de 940 mil estabelecimentos agropecuários distribuídos em todas as regiões do país, dos quais, 81% se enquadram como agricultura familiar.

  • A região Sudeste é líder na produção de frutas, respondendo por 51% da produção nacional.
  • A segunda principal região produtora é o Nordeste, que responde por 24% da produção nacional de frutas.
  • Os estados da região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – são responsáveis por aproximadamente 12% da produção nacional de frutas.
  • As regiões Norte somadas representam 52% do território nacional, porém, correspondem a uma pequena parcela da produção de frutas, de 13%.

A fruticultura brasileira, além valorizar a riqueza vegetal e cultural do país, apoia-se nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), preservando a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional.

São as boas condições climáticas e de solo que permitem que tenhamos uma grande diversidade de frutas o ano inteiro, adaptadas aos mais diversos biomas.

Laranja, banana, melão e manga são frutas conhecidas em todo o mundo, e todas remetem ao Brasil.

Mas aqui temos também jabuticaba, açaí, graviola e outras inúmeras frutas, com variadas cores e sabores. Todas têm algo em comum, fazem parte da diversidade e cultura nacional.

A expansão da fruticultura brasileira tem sido fundamentada no desenvolvimento técnico e científico, que, associado à diversidade de regiões com aptidão agrícola, permite o uso consciente da terra, sem que seja necessária a exploração de novas áreas.

O histórico de produção das principais frutas evidencia incremento considerável na produtividade: no período de 2010 a 2020, a produção de mangas cresceu 32%, enquanto a área cultivada reduziu-se em 6%, o que representa alta de 40,3% na produtividade. Padrão semelhante verificou-se com limões e limas, cuja produtividade apresentou incremento de 17,4% no período.

Fonte: www.cnabrasil.org.br

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *