Pulverização Eletrostática

Pulverização Eletrostática

A pulverização eletrostática na agricultura é uma técnica moderna e eficiente de aplicação de pesticidas, herbicidas e fertilizantes líquidos nas plantações. Nesse método, a carga eletrostática é utilizada para pulverizar os produtos químicos de maneira mais precisa e uniforme sobre as plantas.

Durante a pulverização, os líquidos são carregados com uma carga elétrica por meio de um campo eletrostático. As gotículas carregadas eletricamente repelem-se umas às outras, o que reduz a tendência de aglomeração e, ao mesmo tempo, são atraídas para as folhas e outras superfícies das plantas, aumentando a adesão do produto.

Estudos mostram que os índices de perda na pulverização podem chegar a 60% (A. Chaim et al.) comprometendo, assim, toda a aplicação. Dessa forma, em busca do equilíbrio e da sustentabilidade, a pulverização eletrostática surge como uma excelente alternativa para combater os problemas relacionados à prática.

Essa técnica oferece algumas vantagens significativas na agricultura:

1. Eficiência na aplicação: A carga eletrostática permite uma distribuição mais uniforme do produto sobre as plantas, atingindo áreas de difícil acesso, como a parte inferior das folhas.

2. Redução do desperdício: A adesão melhorada reduz a quantidade de líquido pulverizado que é perdida para o ambiente ou que não atinge o alvo desejado, minimizando o desperdício de produtos químicos.

3. Menor exposição do operador: Como a técnica oferece uma aplicação mais direcionada e precisa, pode reduzir a exposição do operador aos produtos químicos.

4. Redução da deriva: A carga eletrostática também pode reduzir a deriva de produtos químicos para áreas não destinadas, minimizando os impactos adversos em plantações vizinhas ou no meio ambiente.

Embora a pulverização eletrostática agrícola apresente várias vantagens, é importante seguir as práticas recomendadas e regulamentações para garantir que os produtos sejam aplicados de maneira segura e eficaz, sem causar impactos negativos no meio ambiente ou na saúde humana.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *