O QUE SÃO FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS?

O QUE SÃO FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS?

A crescente preocupação do produtor em controlar a ferrugem asiática e outras doenças economicamente relevantes da soja tracionou o mercado de fungicidas multissítios.

Os fungicidas multissítio são produtos com ação de proteção de contato, assim necessitam cobrir e permanecer sobre o tecido alvo, formando uma camada protetora contra a germinação dos fungos.

A adesão aos multissítios chegou perto de 80% da área plantada de soja na safra 2022/23, indicador que era de 5% no ciclo 2014/15 e de 44% no em 2018/19.

Quando falamos de fungicidas multissítios, estamos falando de estratégia, de proteção em múltiplas camadas. É a agricultura moderna unindo forças com a ciência para cultivar um futuro mais saudável e produtivo.

Qual a diferença entre fungicidas multissítios e sítio-específicos?

Para entender melhor o papel dos fungicidas multissítios na prevenção do desenvolvimento de fungos resistentes, vamos antes diferenciar esse tipo de fungicida de outras classes disponíveis no mercado, em especial os sítio-específicos.

Como o próprio nome indica, os fungicidas sítio-específicos têm ação específica, tendo como alvo apenas um local dentro fungo. Dessa maneira agem, por exemplo, bloqueando apenas determinada enzima, proteína ou via metabólica.

Os produtos sítio-específico têm, em sua maioria, propriedades sistêmicas, ou seja, se deslocam pelos vasos condutores das plantas. Além disso, as aplicações são mais amplas que os multissítios, que são comumente não-sistêmicos. Por isso, diferentemente dos multissítios, os produtos sítio-específicos podem atuar também na prevenção de doenças.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *