IMPACTOS DA COMPACTAÇÃO DO SOLO.

IMPACTOS DA COMPACTAÇÃO DO SOLO.

A compactação do solo é um tema muito importante que vem sendo discutido desde o momento em que foi iniciada a mecanização agrícola.

Essa mecanização trouxe um problema de compactação dos solos e ao longo do tempo, esse problema vem aumentando porque o sistema produtivo está cada vez mais sendo intensificado.

Apesar das tecnologias estarem se desenvolvendo, como o aumento da largura do pneu para distribuir melhor a pressão, ainda assim não é suficiente para termos um sistema de manejo em que se evita a compactação 100% das vezes.

Alguns trabalhos mostram que a compactação do solo pode causar uma redução de produtividade próximo de 50 a 70% dependendo do nível ou grau de compactação, então é um tema extremamente importante.

O Que Causa A Compactação Do Solo?

Primordialmente, a compactação é o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Todavia, ela é causada por tráfego de máquinas agrícolas, de caminhões e o pisoteio de animais que pastejam as áreas de integração lavoura/pecuária. 

Ou seja, a compactação do solo é a consequência de uma pressão recebida pelo solo. Deste modo, essa pressão é superior à capacidade de resistência, causando o adensamento do solo e também diminuindo sua macroporosidade e espaço aéreo.

Além disso, o solo compactado determina indiretamente as relações entre ar, água e temperatura. Igualmente, estas influenciam a germinação, a brotação e a emergência das plantas e o crescimento radicular. Em suma, praticamente todas as fases do desenvolvimento são afetadas por esse efeito. 

Como resultado, as raízes mal desenvolvidas irão absorver menos nutrientes, assim, a parte aérea será afetada nesse processo. Tal qual, existe um equilíbrio dinâmico entre a solução do solo, a fração sólida e a fração gasosa. Portanto, o ar do solo é composto por uma solução gasosa formada principalmente de N2, O2, vapor d’água, CO2, outros gases e a solução do solo de vários eletrólitos.

O ideal é que o solo ideal apresente:

45% de material mineral;

5% de matéria orgânica;

33,5% de microporos;

16,5% de macroporos. 

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *