Principais culturas do Brasil.

De acordo com estatísticas e levantamentos feitos pelos órgãos competentes e pelo Ministério da Agricultura, o Brasil se destaca pela produção das seguintes commodities:

1. Soja

A soja teve um aumento de área em 221%, equivalente a 23 Mha, e foi a cultura que mais se expandiu no período da pesquisa. O predomínio da intensificação produtiva associada à expansão das lavouras fica claro, especialmente a partir de 1995. O grão passou a ser concentrado na Região Centro-Oeste, sobretudo a partir de 2006, dominando a paisagem principalmente no Mato Grosso.

O modelo de produção da cultura é de grandes propriedades. A rentabilidade média, de R$ 500 por hectare, torna inviável o pagamento de uma renda per capita para empreendimentos familiares de 50 hectares ou menos — que costumam sustentar uma média de cinco pessoas em outras culturas. Dessa forma, os sojicultores buscam aumentar a área constantemente para diluir os custos fixos.

2. Milho

Durante o período da pesquisa, o milho teve um crescimento de 32% em área, mas o volume de produção subiu 295%, com avanços mais expressivos que a soja em termo de produtividade. Até os anos 2000, o cereal era a cultura que mais ocupava área plantada no Brasil, mas acabou perdendo o posto para a oleaginosa.

O milho é cultivado em todas as microrregiões do Brasil. Porém, as lavouras do cereal no Nordeste sofreram retração tanto em área quanto em produtividade. Por outro lado, nas Regiões Sul, Sudeste e, especialmente, Centro-Oeste, a cultura teve uma expansão associada à intensificação da produção.

3. Cana-de-açúcar

No decorrer do período analisado pelo estudo, a cana-de-açúcar cresceu 145% em área e 194% em produção, e passou a representar quase a metade do volume em toneladas do que é produzido no Brasil.

As áreas de cultivo de cana concentram-se no oeste de São Paulo e estão relacionadas à indústria de açúcar e à produção de biocombustíveis, sendo a principal cultura da Região Sudeste. Apesar disso, também tem relevância no Centro-Oeste e no Nordeste.

4. Feijão

Mesmo tendo retração de áreas plantadas em grande parte do Brasil, o feijão apresentou um aumento no Centro-Oeste durante o período mais recente. A produção do grão se mantém em cerca de 3 milhões de toneladas há pelo menos 15 anos, indicando uma diminuição no consumo per capita do brasileiro.

A partir dos anos 2000, houve uma mudança na distribuição geográfica. Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo reduziram o volume produzido, enquanto Mato Grosso, Goiás e o sul do Piauí viram suas produções crescerem. O Paraná segue sendo o maior produtor, respondendo por 22% da produção nacional.

5. Arroz

O arroz foi a cultura que teve maior redução na área plantada, perdendo 67% entre 1988 e 2017. No entanto, isso foi acompanhado por um aumento de produtividade de 1,93 tonelada por hectare para 6,20 toneladas por hectare. Isso fez com que o volume produzido crescesse quase 1 milhão de toneladas durante o período, o equivalente a uma alta de 5,5%.

O ritmo de crescimento, porém, não acompanhou o aumento da população brasileira, o que significa que o alimento perdeu espaço na mesa. Com as lavouras concentradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que dificulta o escoamento da produção, o arroz ainda se mantêm como o quarto grão mais consumido do País.

Fonte: summitagro.estadao.com.br

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *