NOVA SAFRA DO AGRO: OS JOVENS NO CAMPO

NOVA SAFRA DO AGRO: OS JOVENS NO CAMPO

O agro está cada vez mais jovem e isso vem acompanhado de tradição e inovação.

A presença do jovem no campo tem crescido nas mais diversas áreas ligadas ao agronegócio brasileiro. Uma das principais razões que desperta o interesse das novas gerações é a utilização cada vez mais marcada da tecnologia no manejo agrícola e pecuário.

Ao contrário do que acontece na sociedade, que está envelhecendo, o agro está rejuvenescendo, e não se trata apenas de sucessão no campo, filhos(as) se dedicando ao empreendimento dos pais, mas de renovação.

Para os especialistas, o que acontece é uma transição de gerações, na qual o patriarca ou a matriarca, os pais e os(as) filhos(as) tomam juntos as decisões.

Muitos jovens, diferente dos pais, tiveram a oportunidade de se formar e atuar em outras áreas, muito longe do campo, esses jovens concluíram seus estudos em áreas relacionadas à agricultura e pecuária, retornando ao meio rural e ajudando a alavancar os negócios da família, sejam pequenos, médios ou grandes.

Esse rejuvenescimento dos profissionais do agro também refletiu na forma que o campo consome e produz conteúdo. Em 2013, 95% dos produtores usavam, majoritariamente, a TV aberta como canal de informações, esse número caiu para 76% em 2021, acompanhando o movimento de popularização das redes sociais e democratização do acesso à internet.

E mais, usam os meios de comunicação digitais para isso: 76% pelo Whatsapp, 57% por sites especializados, 48% em redes sociais da área e 6% via e-mail.

Um último dado relevante para mostrar a importância da tecnologia e das novas gerações no campo é o acesso à internet nas propriedades rurais. Os números são surpreendentes: 91% e 88% dos empreendimentos de pecuária e agricultura, respectivamente, pesquisados possuem alguma conexão de internet na sede da propriedade, via rádio ou outras formas. Isso demonstra que o campo está cada vez mais conectado e que a presença dos mais novos têm impulsionado essa conexão.

O Agro é pop.

A presença digital, especialmente nas redes sociais, também ajuda a atrair os jovens para o agro. Muitos perfis se dedicam a mostrar o dia a dia da agricultura e pecuária, os desafios, conquistas e até mesmo situações inusitadas na lida cotidiana.

Alguns desses agro influenciadores ultrapassam os milhões de seguidores, tanto no Instagram quanto no Youtube e até no Tiktok, furam a bolha e conquistam novos públicos, ajudando a desmistificar e romper estereótipos com o meio rural.

Com isso, as novas gerações se atraem pelo campo e mostram que a tendência é um agro cada vez mais rejuvenescido, mas que respeita a experiência e a tradição.

Plastijet – A força do Agro desde 2007.

PlastiJet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *